Oferta por
Tempo limitado

dias
MENU
Voltar

Tendas para obras: o que é, para que serve e como escolher a sua.

Publicado em 30/10/2020
Tendas para obras: o que é, para que serve e como escolher a sua.

Para realizar uma obra civil é necessário o uso de diversos materiais e equipamentos bem como a sua correta armazenagem no canteiro de obras. De modo geral, estocar madeiras, tijolos, cimentos e demais insumos é uma tarefa difícil, sobretudo em locais de espaço reduzido.
Por outro lado, acomodar todo este estoque ao abrigo das condições climáticas como chuvas fortes e calor intenso pode preservar as características do material, garantindo assim o seu bom uso, além de diminuir as perdas.
Pensando nisso, no post de hoje apresentaremos algumas opções de tendas para obras tanto para armazenagem dos insumos quanto para oferecer aos funcionários melhores condições de trabalho. Confira!


Como escolher o modelo ideal de tenda para sua obra?
Atualmente, no mercado brasileiro existem diversos modelos de tendas. Portanto, há inúmeras vantagens e desvantagens que devem ser analisadas, sobretudo em função do objetivo para o qual os equipamentos foram desenvolvidos.
Durabilidade, resistência, área de cobertura, iluminação, climatização, facilidade na hora do transporte e montagem são apenas alguns das características buscadas nesse tipo de estrutura. Por isso, para não errar na sua escolha é fundamental conhecer os atributos de cada uma.


Quais os principais modelos de tenda para construção civil?
Em linhas gerais, não existe um modelo padrão para utilização de tendas em canteiros de obra, seja para armazenamento de materiais ou para promover melhor segurança aos operários. Contudo, é importante verificar as opções de segurança, resistência e até mesmo capacidade de armazenagem de cada modelo.
Nesse contexto, as opções mais utilizadas para esta finalidade são a tenda piramidal e a tenda galpão. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um destes modelos.


Tenda Piramidal
A tenda piramidal promove uma excelente cobertura para áreas abertas que precisam oferecer maior segurança e organização tanto para eventos quanto para construção civil. Sua principal vantagem está diretamente relacionada à facilidade de transporte e montagem.
Isso porque esse tipo de tenda utiliza um sistema de múltiplos encaixes durante sua instalação — o que favorece também uma maior autonomia na hora de cobrir espaços maiores onde não há a possibilidade de criar estruturas definitivas, como alvenarias ou barracões para canteiro de obras.


Informações técnicas
Produzida em chapa de ferro tubular de 13” a 18”, a tenda piramidal é montada sobre o sistema de encaixe feito sobre conexões de aço inoxidável. Suas junções são soldadas utilizando-se a técnica do sistema MIG com galvanização que garante maior durabilidade do material.
Além disso, nessas emendas são aplicados materiais de maior espessura, sobretudo nos pontos em que há maior incidência de força para impedir a ruptura em decorrência do tensionamento.
Já a cobertura é fabricada a partir de lonas em PVC acetinado, com reforço em poliéster impermeável e sistema de bloqueio solar. Além disso, possuem tecnologias de proteção contra raios ultravioletas, sistemas anti chamas, antimofo, antiácaro.


Tenda Galpão
Outra alternativa para quem deseja acomodar seus materiais de construção sem a necessidade de investir em galpões e demais estruturas fixas é a tenda galpão. Esse tipo de estrutura permite uma rápida montagem, tem custos acessíveis e uma cobertura de excelente qualidade e resistência.
Produzida em diferentes formatos, cada tenda possui pavilhões que podem variar entre 10 e 30 metros de largura e comprimento. Por conta disso, é uma opção ainda mais interessante, já que pode ser adaptada de acordo com o espaço disponível e a necessidade de cobertura do seu canteiro de obras.


Por que utilizar tendas para obras?
De modo geral, esse tipo de cobertura oferece uma grande praticidade, qualidade e segurança em edificações de qualquer porte. Isso porque, possui um alto desempenho na cobertura de áreas abertas. Vale lembrar que as intempéries climáticas como condições da chuva, sol ou vento podem comprometer a qualidade dos materiais de construção.
Sendo assim, utilizá-las para organizar insumos e ferramentas é uma excelente alternativa para o setor de construção. Ademais, sua aplicação pode se dar em diversos tipos de terreno, não havendo, portanto, necessidade de adaptá-los para receber a estrutura. Com isso, além de economizar, é possível acelerar a conclusão das obras e manter o cronograma sempre em dia.
Concluindo, para determinar o tipo ideal de tenda para obra é preciso considerar o tamanho, de modo a garantir a cobertura adequada de cada material ou equipamento que deverá ser armazenado. Contudo, vale lembrar que a mobilidade do canteiro de obras representa um papel muito importante no decorrer da edificação. Por isso, é preciso ainda que o modelo não comprometa a circulação ou segurança dos trabalhadores.
Agora que você já sabe o que é, para que servem e como escolher o modelo ideal, o que acha de escolher a sua? Entre em contato conosco e confira mais detalhes sobre as características das tendas recomendadas para construção civil.

Conheça nossos produtos

Ligamos para você

Ligamos para você

Solicitar Adesão

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais rápido possível.