A TENDAS ALUBAN utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Banheiros químicos: como é feita a limpeza deste equipamento? | Informativo | Tendas Aluban
Oferta por
Tempo limitado

dias
MENU
Voltar

Banheiros químicos: como é feita a limpeza deste equipamento?


Banheiros químicos: como é feita a limpeza deste equipamento?

Além de ser um procedimento obrigatório, a limpeza de banheiros químicos se trata de uma prestação de serviços indispensáveis, sobretudo na hora de organizar qualquer tipo de evento.


Um banheiro residencial demanda diversos cuidados importantes, especialmente com a limpeza e higiene do ambiente. Não é mesmo!? Agora, imagine esse tipo de dispositivo, quando ofertado para dezenas de pessoas que compartilham o mesmo espaço.


Para garantir a saúde e bem-estar dos usuários, portanto, a higienização do equipamento deve acontecer de forma profissional. Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar algumas dicas e informações relevantes sobre como ela deve ser realizada. Acompanhe!


Como funciona a limpeza de banheiros químicos?


O primeiro passo, como o próprio nome sugere, é a utilização de produtos químicos para fazer a limpeza eficiente das cabines sanitárias. O objetivo é promover um espaço mais saudável para uso compartilhado, livre da proliferação de fungos e bactérias potencialmente perigosas à saúde humana.


Nesse contexto, após a utilização do equipamento, a empresa especializada no serviço de limpeza realiza o esvaziamento do tanque de reservatório, aspirando o conteúdo com um caminhão hidrovácuo.


Em seguida, é hora de realizar uma limpeza mais profunda e de forma manual. Para tanto, o interior do banheiro químico é completamente lavado com produtos de desinfecção. Finalmente, são reabastecidos os dispensers de álcool em gel, sabonete líquido, papel higiênico e demais insumos necessários ao uso diário.


Quais são os tipos de limpeza de banheiros químicos?


Diferente do que imaginam a maioria das pessoas, cada locação demanda um tipo de limpeza diferente. Isso acontece porque são levados em consideração alguns aspectos importantes, como intensidade do uso, número de usuários e o tempo de locação ou utilização do equipamento.


Vale lembrar que em alguns casos, as cabines sanitárias permanecem por pouco tempo em um local, como eventos de curta duração, por exemplo. Sendo assim, não é necessária a aplicação de manutenções programadas.


Por outro lado, quando se trata de utilizações constantes, como em grandes obras ou eventos mais longos, a limpeza do equipamento deve ser realizada in loco. Confira, a seguir, como proceder com a higienização de acordo com os critérios apontados acima.


Eventos curtos e de menor público


Para eventos com duração de algumas horas e que tenham um público mais discreto, os banheiros químicos recebem um tratamento especial na limpeza antes de serem entregues e instalados no local do evento.

Em seguida, as cabines são transportadas e os insumos de limpeza e higiene pessoal são abastecidos. No local do evento, a instalação é feita de acordo com as características do espaço.


No final, o material depositado no tanque reservatório do banheiro é esvaziado por um caminhão equipado com uma bomba hidrovácuo que, posteriormente, despejará todo líquido aspirado em local apropriado.


Grandes eventos e alto fluxo de pessoas


Em se tratando de um evento que pode durar dois ou mais dias, ou se ainda houver um maior volume de pessoas, as cabines sanitárias deverão passar por um processo de limpeza periódica no próprio local.


Em via de regra, a frequência de limpeza é estabelecida entre o promotor do evento ou empresa responsável por sua organização e a locadora. De modo geral, prioriza-se a realização da assepsia dos banheiros quando não há presença do grande público, conforme orientações dos especialistas em limpeza.


Após retirar todo conteúdo dos tanques, os banheiros passam por uma limpeza com equipamentos de alta pressão. Nesse momento, podem ser utilizados produtos químicos para garantir a higienização adequada do ambiente, de modo a eliminar riscos de contaminação.


Canteiros de obras


Pensando na melhor comodidade dos trabalhadores e seguindo os protocolos estabelecidos pelos órgãos de controle, é dever das construtoras oferecer uma infraestrutura sanitária mínima nos canteiros de obras.

Como a instalação de banheiros em alvenaria é uma alternativa mais cara — que ainda pode levar ao atraso da obra —, os banheiros químicos são muito utilizados, especialmente porque atendem perfeitamente os requisitos básicos, além de permitir maior mobilidade e flexibilização no seu uso.


Aspectos como a intensidade de uso, número de operários, distância entre os equipamentos e tempo de uso são fundamentais para estabelecer a melhor forma de manutenção e limpeza das cabines.


De modo geral, podem ser realizadas entre 1 ou 2 limpezas semanais, de acordo com a necessidade de cada empreendimento e a limpeza se dá a partir dos mesmos processos observados em grandes eventos, respeitando todos os protocolos de higienização e descontaminação dos banheiros.


Como você pode ver, o uso de banheiros químicos é indispensável para garantir o conforto, comodidade e segurança para usuários, tanto em eventos de diferentes proporções e canteiros de obras da construção civil. Isso porque esses lugares geralmente têm um trânsito maior de pessoas, logo, demanda o cumprimento de todos os parâmetros de higiene.


Gostou das informações que trouxemos para você neste artigo? Em caso afirmativo, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para pedir o seu orçamento.

Conheça nossos produtos

Ligamos para você

Ligamos para você

Solicitar Adesão

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato o mais rápido possível.